Durante os dias 6,7 e 8 de Setembro de 2019, Brasília foi palco do Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas. O evento além de incluir programações científicas com palestras, mesas e rodas de debate, contou com o Prêmio Lice, no qual duas estudantes de administração pública da UDESC ESAG concorreram ao prêmio.
A estudante Amanda Nunes conquistou o primeiro lugar na categoria A com o artigo: “Práticas de ensino inovadoras e a formação em Administração Pública”, que fala sobre observatórios de inovação social de Florianópolis e arenas públicas da cidade.
O tema de accountability e transparência foi levantado pela bolsista do Politeia, Isabela Troyo com o artigo: Instituições eficazes e a promoção de transparência e accountability: uma análise da experiência da Prefeitura de Londrina.
No artigo a aluna relacionou o tema central da categoria PNUD sobre o ODS 16 da agenda 2030 da ONU, com accountability. A estudante verificou através do caso de sucesso da Prefeitura Municipal de Londrina, que é possível uma instituição tornar-se eficaz aplicando accountability e transparência para se tornar mais democrática e participativa.
O caso da prefeitura de Londrina foi descoberto pela aluna em uma palestra da UDESC ESAG promovida em parceria pelo grupo de Pesquisa Politeia, no qual foram divulgadas as estratégias utilizadas pela gestão para alcançar o primeiro lugar no ranking da CGU, todas elas baseadas nos critérios de avaliação fornecidos pela Escala Brasil Transparente.
Confira aqui o post sobre o caso da Prefeitura Municipal de Londrina